Sites Grátis no Comunidades.net

Rating: 2.8/5 (51 votos)




ONLINE
1






http://www.lulu.com/content/paperback-book/poesias-de-ant%C3%93nio-botelho/7965190

 

 


Total de visitas: 3079


  
Biografia


1990 – Nasce Roberto Lopes Botelho aos 24 dias do mês de Janeiro às 20:15h no hospital São Teotónio de Viseu. Filho de Francisco António da Cruz Botelho com 34 anos e de Maria de Lurdes de Albuquerque Lopes Botelho, com 29 anos de idade, ambos naturais da freguesia de Dornelas do concelho de Aguiar da Beira, distrito de Guarda. Apesar disso vive nesta altura na freguesia de Sezures do concelho de Penalva do Castelo, distrito de Viseu, com seus pais e as suas duas irmãs, Carla Sofia Lopes Botelho com 8 anos e Nadina Lopes Botelho com apenas 6 anos de idade. Seus pais, ambos trabalhavam numa padaria na qual eram sócios do seu proprietário Júlio Rodrigues e Adelaide Rodrigues que viriam a ser padrinhos do baptismo de Roberto Botelho. Ele, seus pais e suas irmãs, apenas iam passar os fins-de-semana à terra natal.

 

1995 – Dá entrada para a Escola Primária de Dornelas onde inicia a primeira classe, freguesia na qual já residia há cerca de 2 anos. É por esta altura que passa a maior parte do tempo da sua vida sozinho, pois já o seu pai é emigrante na Suíça devido à necessidade de ser preciso mais dinheiro para os filhos estudarem, a sua mãe trabalha a tempo inteiro no Lar da III idade da freguesia e só à noite, Roberto Botelho está parte da família, quando as irmãs chegam da escola de autocarro ao fim do dia, pois só há escola básica e secundária na vila do concelho.

 

2000 – Matricula-se na escola Secundária E,B, 2 e 3 de Aguiar da Beira no 5º ano de ensino básico onde irá estudar até aos seus 14 anos de idade.

 

2005 – Dá-se a sua primeira grande mudança na sua vida, deixando de estudar em Aguiar da Beira para passar a estudar na Escola Profissional Mariana Seixas em Viseu, no curso de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade. Isto obriga-o a ver sua mãe apenas aos fins-de-semana, pois tinha de viver em Viseu devido à distância de 50 Km que o separava da sua terra natal. É aqui que progride da forma mais surpreendente a todos os níveis, tendo sido um dos melhores alunos do seu curso profissional. Vive então durante os 3 anos que esteve em Viseu, com a sua irmã Sofia Botelho, num apartamento alugado com outros estudantes. Sua irmã Sofia Botelho é estudante na Universidade Católica Portuguesa em Viseu e sua irmã Nadina Botelho, no Instituto Superior Politécnico da Guarda. É nesta altura que começa a escrever os seus primeiros poemas, percebendo de imediato que, para quem não tinha por hábito escrever poesia, tinha veia poética, escrevendo vários artigos poéticos para o jornal da escola mediante a revisão de professores que lhe davam sua opinião e desde logo pôde perceber que talvez pudesse vir a escrever um livro.

 

2008 – Conclui o seu curso profissional em Viseu, com uma boa média de disciplinas, mas não com a nota pretendida que lhe fora atribuída ao seu projecto. Deixa Viseu totalmente desiludido e revoltado, não só pelo ensino, mas pelas confusões que se haviam criado quando saía à noite com os amigos. Faz então os exames de ingresso para o ensino superior e é aprovado. Candidata-se então desesperadamente sem nenhuma vaga disponível para a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra onde acaba por ser colocado para vir a estudar Psicologia tal como desejara. Mais uma vez voltou a mudar de residência, desta vez, não só com objectivo único de estudar mas, de fazer algo mais também na sua vida, a nível de auto-realização, sabendo que a sua verdadeira paixão era filosofia, mas que, não se candidatara para tal área por ter muito pouca opção de escolha aquando a entrada no mundo do trabalho.

 

2009 – Depois de integrado na comunidade universitária, integra-se também na Tuna Mista da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra – Desconcertuna, onde cria muitos amigos, onde começa a perceber que afinal ainda há verdadeiros amigos. Ainda neste ano, dá entrada na Tv da Associação Académica de Coimbra onde volta a pôr em prática o que havia aprendido em Viseu.

A 16 de Novembro, publica o seu primeiro livro intitulado Poesias de António Botelho.

É estudante actual da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e está já a trabalhar na criação do segundo livro de poesias, neste caso, de sonetos.

 

 
Criar um Site Grátis    |    Create a Free Website Denunciar  |  Publicidade  |  Sites Grátis no Comunidades.net